sábado, 29 de janeiro de 2011

Socó-boi (Tigrisoma lineatum)


O Socó-boi é uma ave Ciconiiforme da família Ardeidae. Também conhecido como socó-pintado, socó-boi-ferrugem e taiaçu (em tupi: tai – riscado; açu – grande). Mede 93 cm de comprimento.

Localmente comum, ocorre em rios e lagos tomados por vegetação aquática, taboais alagados, pântanos e brejos no interior da mata e veredas.

Vive geralmente solitário, tornando-se mais ativo ao amanhecer e durante o crepúsculo. Se perturbado, permanece imóvel até voar, indo empoleirar-se no alto das árvores ou sumindo na imensidão dos pântanos e matas ciliares.

Oculto na densa vegetação, espreita peixes e outros organismos aquáticos (inclusive filhotes de jacaré e serpentes aquáticas), ficando em total imobilidade nas margens. Captura suas presas com seu afilado bico, dardejando-as em golpes certeiros e retendo-as entre a maxila e a mandíbula.

Reproduz-se isoladamente, fazendo o ninho em formato de plataforma com grandes gravetos frouxos, pondo um único ovo branco-azulado manchado de violeta. Os adultos costumam coletar o alimento da prole a grande distância do ninho. A procriação procede geralmente no início ou no fim da estação seca, quando o alimento para as aves aquáticas é normalmente mais farto. O indivíduo jovem é amarelado com pequenas manchas negras por todo o corpo, assemlhando-se ao socó-boi-baio (Botaurus pinnatus). A plumagem adulta é adquirida aos dois anos de idade.

O nome socó-boi é relacionado à sua vocalização, um esturro forte, semelhante ao mugido de um boi.

Bibliografia consultada:

*TOMAS, S. 2009. Guia de Campo Avis Brasilis – Avifauna Brasileira. Editora Avis Brasilis, São Paulo.

*BRASIL 500 PÁSSAROS - disponível em http://webserver.eln.gov.br/Pass500/BIRDS/1eye.htm Acesso em 18/12/2010.

*WIKIAVES – disponível em: http://www.wikiaves.com.br/soco-boi Acesso em 18/12/2010.



Registros nos municípios de: Arenópolis/Bela Vista de Goiás/Caçu/Campestre de Goiás/Itumbiara/Jaraguá/Jataí/Palmeiras de Goiás/Porangatu/Quirinópolis/Rio Verde/São Miguel do Aragauaia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário