sábado, 29 de janeiro de 2011

Periquito-de-encontro-amarelo (Brotogeris chiriri)

Classificação: É uma ave Psittaciforme da família Psittacidae.

Caracterísiticas: Mede 23 cm de comprimento. Possui coloração geral verde, asas em um tom mais escuro. Caracteriza-se pelas faixas amarelas presentes nas asas, fato que lhe rendeu o nome popular.



Alimentação: Possui uma dieta variada, utilizando várias espécies botânicas como fonte de alimento. Alimenta-se principalmente de frutos, mas também de sementes e flores. Gosta dos frutos das palmeiras e na cidade, visita os quintais com árvores frutíferas, especialmente goiabeiras (obs. pessoal), deliciando-se de seus frutos. Contribui com a dispersão de sementes, deixando as cair no solo, ou as eliminando pelas fezes.

Reprodução: Nidifica nas escarpas rochosas das chapadas, em barrancos e cupinzeiros arbóreos, ou em ocos de árvores (Sigrist, 2009), também podendo utilizar ninhos abandonados de joão-de-barro. A postura é de até 5 ovos.

Hábitos: São aves barulhentas, vocalizando constantemente enquanto voam ou durante suas algazarras na vegetação, de modo que muitas vezes é difícil encontrá-los, pois se camuflam com o verde de seu habitat. Vivem em bandos de tamanhos variáveis, provavelmente se isolando em casais na época de reprodução. Quando em vôo percebe-se o belo contraste de cores entre o amarelo das asas e os tons de verde de sua plumagem.

Habitat: Vive em cerrados, matas ciliares, matas de galeria, matas secas, campos com árvores esparsas, chapadas, buritizais, chácaras e áreas urbanas. Parece ser mais abundante nas cidades do que em seu habitat natural, encontrando condições propícias de sobrevivência em ambientes com alteração antrópica.

Distribuição e ocorrência em Goiás: De ampla ocorrência em todo o estado, é o psitacídeo mais comum de Goiás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário