domingo, 30 de janeiro de 2011

O Papagaio-galego (Alipiopsitta xanthops)

Durante o primeiro dia de 2011, tive a alegria de ver pela primeira vez essa simpática espécie, o papagaio-galego. O dia estava nublado e chovendo muito, mas essa espécie alegrou o meu dia quando um bando de 10 indivíduos pousaram em um pé de embaúba próximo à moradias da chácara onde eu estava, localizada em Cocalzinho de Goiás. Outro fato interessante, é que nessa chácara já vizualizei um casal de arara-azul-grande  (Anodorhynchus hyacinthinus). Segundo os donos da chácara essas duas espécies são regularmente vistas na propriedade.



Esse bando permaneceu por vários minutos nessa embaúba, mas infelizmente a bateria da câmera estava acabando e só foram possíveis duas fotos.




O Papagaio-galego mede cerca de 26 cm de comprimento. Conforme minha observação essa espécie pode viver em bandos de até 10 indivíduos. Possui plumagem verde e amarela, sendo que o amarelo é predominante na cabeça da ave. É curioso que alguns indivíduos possuem mais verde em sua coloração e  já outros possuem mais amarelo, provavelmente uma variação individual na plumagem.

Localmente comum, o seu habitat inclui cerrados, cerradões, matas de galeria, matas secas, campos de cupim, buritizais e fazendas. A espécie é considerada ameaçada, devido à destruição acelerada de seu habitat.

Alimenta-se de frutos, sementes, coquinhos silvestres e possivelmente de larvas e ninfas de insetos (que procura sob a casca das árvores retorcidas do cerrado).

Na época da reprodução se isolam em casais e nidificam em ocos de árvores, palmeiras ou cupinzeiros, colocando de 2 a 4 ovos, incubados durante 28 dias. Consta que os filhotes permanecem no ninho por quase 2 meses.

Um comentário: